Sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Vale do Paranhana é fiscalizado

Os sistemas de abastecimento de água e de esgoto operados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)/Aegea, nos municípios de Parobé e de Taquara, passaram por fiscalização da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS), nesta semana. Na primeira localidade, os técnicos avaliaram o atendimento comercial da empresa e verificaram reservatórios, estações de tratamento de água e elevatórias, onde constataram extravasamento, o que indica a perda de água nas estruturas. “Por esta razão, a importância da fiscalização para garantir a eficácia na prestação do serviço e na cobrança da adoção de medidas pela operadora para que evite perdas de água, especialmente neste período de escassez hídrica do Estado”, justifica o diretor geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez.

Em Taquara, o trabalho prosseguiu durante o dia de hoje (12), com a análise das estruturas do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. As não conformidades identificadas serão descritas no termo de não conformidades, que será enviado à Corsan/Aegea para que apresente soluções aos problemas dentro do prazo estipulado.

Outra ação foi em Araricá, onde a prestação de serviço é feita pela Araricá Saneamento. Durante a atividade, os técnicos da agência reguladora verificaram as pressões na rede de distribuição de água em diversos pontos do município, dentro da área urbana.

Participaram das ações, de forma alternada, técnicos da Companhia de Saneamento, fiscais, agentes de fiscalização, assessores e a ouvidoria da Agesan-RS.