Nos dias 10 e 11 de junho de 2024, a Agesan-RS realizou fiscalização nas estruturas do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário operados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no município de Sapucaia do Sul.
Nestas foram observadas as condições das estações elevatórias de água, reservatórios, entre outras. A equipe de fiscalização da Agesan-RS também verificou as estruturas emergências instaladas no município de Sapucaia do Sul, as quais foram adotas em caráter de urgência diante do evento extremo de precipitação do estado. Entre estas, está à estação de tratamento de água compacta e o laboratórios de análises de qualidade da água alocados provisoriamente na área da empresa Gerdau. Esta foi operada no período de 17 a 26 de maio, porém já foi desativada e está sendo removida do local. No bairro Cohab a estação de tratamento de água compacta que estava prevista, acabou nem sendo instalada.
Na fiscalização também foram examinados os 4 poços perfurados no município, que tinham como objetivo complementar o abastecimento de água durante o evento extremo, porém estes ainda não haviam entrado em operação. A equipe também foi até o local em que foi instalada uma adutora, a qual permitiu o recebimento de água tratada do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (SEMAE) de São Leopoldo durante a situação emergencial. Além disso, foram observadas as evidências documentais referentes aos reservatórios móveis e caminhões-pipas disponibilizados à população durante o período de falta de água.
Em relação ao sistema de esgotamento sanitário foram fiscalizadas as estações de tratamento, as estações elevatórios, os laboratórios, entre outros.
A partir da análise do que foi observado, serão elaborados termos de não conformidades, nos quais serão descritas as melhorias necessárias no serviço prestado pela Corsan.
No ato da fiscalização participaram membros do corpo técnico da Corsan e da empresa Ambiental Metrosul, sendo que da Agesan-RS estavam presentes a Diretora de Regulação Emanuele Manke, o coordenador de fiscalização Daniel dos Santos e o Agente de Fiscalização Emanuel Fusinato.