O diretor de Normatização da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS), Vagner Gerhardt Mâncio, foi indicado como avaliador do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo no Brasil. A premiação é referência mundial na busca pelo incentivo de jovens talentos, de 15 a 20 anos, que desenvolvem projetos escolares com potencial de solucionar desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Organizado pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) desde 1997, no Brasil, a iniciativa conta com a produção da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), em parceria com a Brazilcham. Por aqui, a primeira edição aconteceu em 2017, com o objetivo de estimular jovens da ciência brasileira a compartilharem suas soluções.
“O prêmio agrega duas etapas, uma nacional, na qual o projeto é agraciado, e uma internacional, que ocorre durante a Semana Mundial da Água, em Estocolmo”, comenta o diretor. Participantes de 40 países compõem a grade de jovens, e a fase internacional tem três categorias: Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, Diploma de Excelência e Voto Popular.
Mâncio já desenvolveu projetos relacionados ao tema e foi vencedor em premiações do segmento por trabalhos desenvolvidos para a Agesan-RS. O especialista acumula experiências profissionais com gestão com foco em indicadores de desempenho (segurança, qualidade, produtividade, custos e meio ambiente); é doutorando em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental; mestre em Engenharia da Produção e graduado em Engenharia de Controle e Automação.
“Trata-se de uma oportunidade para os candidatos e para todos os envolvidos no processo da premiação, pois a evolução do segmento para o tratamento e preservação dos recursos hídricos é uma demanda mundial. Requer envolvimento de toda a sociedade”, conclui o diretor.
Saiba mais: