Na noite desta quinta-feira (19), a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) realizou audiência pública para tratar da revisão tarifária do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo. O encontro, aberto à comunidade, aconteceu na Câmara de Vereadores do município.
O diretor de Normatização da Agesan-RS, Vagner Gerhardt Mâncio, apresentou a metodologia do estudo, apontando os investimentos necessários para atingir o Marco Legal do Saneamento Básico na cidade. Esse é o primeiro ciclo de revisão, com percentual de 15,02%.
O diretor geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez, explicou que a proposta contempla uma revisão a cada quatro anos, o que é diferente do reajuste tarifário anual, geralmente baseado em um indicador. “O reajuste repõe um percentual, a revisão contempla um estudo sobre gastos para atingir a universalização do saneamento”, disse.
A definição final acontecerá durante reunião do Conselho Superior da Agesan-RS, em 27 de dezembro, levando em consideração as manifestações da audiência e da consulta públicas. Se for aprovado, deve ser aplicado a partir de 1º de fevereiro do próximo ano.