A Agesan-RS promoveu, nos últimos dias, as primeiras ações de fiscalização presencial no sistema de abastecimento de água nos municípios de Colorado, Santa Bárbara do Sul, Fortaleza dos Valos e Ibirubá, na região das Missões, e em Sapiranga, todos operados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Entre 17 e 20 de junho, os técnicos da agência analisaram as condições dos poços, laboratórios, estações elevatórias de água e reservatórios das unidades instaladas nas cidades da região das Missões. Entre os problemas verificados está a falta de identificação, manutenção e conservação das estruturas e vazamentos.
Participaram da atividade integrantes do corpo técnico da Corsan, o coordenador de fiscalização da Agesan-RS, Daniel dos Santos, e agente de fiscalização Emanuel Fusinato.
Já entre 20 e 21 de junho, foi a vez de Sapiranga, com a verificação das condições da estação de tratamento de esgoto doméstico, dos laboratórios, dos tanques sépticos coletivos, das elevatórios de esgoto, entre outras. “Foi constatada a necessidade de diversas melhorias nos tanques sépticos”, avaliou a diretora de Regulação, Emanuele Manke.
Estiveram presentes membros da Corsan e os agentes de fiscalização da Agesan-RS, Lorenzo das Neves e Julia Illi.