Desde segunda-feira (29), os técnicos da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) realizam fiscalizações presenciais em municípios regulados pela entidade. Em Ivoti e Araricá, o foco foi a medição de pressões, a qual permite verificar casos como pressões abaixo do nível exigido, o que pode indicar desabastecimento ou intermitência, e pressões acima do índice exigido, que gera vazamentos e perdas.
Os profissionais também fizeram fiscalização sob demanda (emergencial) em Sapucaia do Sul ainda na segunda-feira. Hoje (31), os sistemas de água e esgoto, além da gestão comercial de Portão, foram verificados. “Tratou-se uma fiscalização programada, na qual é possível analisar questões operacionais e os aspectos preventivos e corretivos que assegurem a continuidade e a qualidade do serviço”, explica o diretor de Regulação da Agesan-RS, Dênis Costa.
Foram vistoriados reservatórios, estação elevatória, de bombeamento e escritório comercial. As etapas de captação e tratamento de água do município encontram-se em Campo Bom, pois o sistema é integrado e atende as duas cidades, além de Sapucaia do Sul e Estância Velha.