Nos dias 12 e 13 de junho de 2024, a Agesan-RS realizou a primeira fiscalização presencial nas estruturas do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Osório, as quais são operados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Na fiscalização foi feito o reconhecimento e a verificação das condições da estação de tratamento de água, laboratórios, poços, áreas de armazenamento de produtos químicos, estações elevatórias de água, reservatórios, entre outras.
Em relação ao sistema de esgotamento sanitário, a equipe de fiscalização observou à infraestrutura da estação de tratamento de esgoto doméstico, a qual está inoperante devido a um processo judicial. Além desta, as estações elevatórias de esgoto também foram vistorias pela na presente data. Assim, pode-se examinar a manutenção e preservação das estruturas que embora inoperantes, compõem os ativos da prestadora de serviço.
A partir da análise do que foi observado, serão elaborados termos de não conformidades, nos quais serão descritas as melhorias necessárias no serviço prestado pela Corsan.
No ato da fiscalização participaram membros do corpo técnico da Corsan e da Agesan-RS estavam presentes a Diretora de Regulação Emanuele Manke, o coordenador de fiscalização Daniel dos Santos e a Agente de Fiscalização Fabiane Bernardi.