O diretor-geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez, participou, na manhã desta quarta-feira (3), do 1º Encontro Nacional das Entidades Reguladoras Infranacionais (ERIs) do setor de saneamento básico, em Brasília. O evento é promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“Este encontro promove a articulação entre a ANA, as entidades reguladoras e prestadores, com a finalidade de melhorar o entendimento e debater sobre os desafios para a implementação das normas de referências do setor de saneamento básico no país”, afirma Gonzalez. Segundo ele, todos precisam estar atentos ao diálogo, e a ANA está sempre disposta e aberta às discussões para melhorias no segmento.
Gonzalez palestrou no “Painel Regulação” e apresentou apontamentos sobre sua gestão frente à Agesan-RS. Atualmente, a agência atende 104 municípios dos 497 existentes no Rio Grande do Sul. “Nosso principal desafio é nos aproximarmos da população, de prefeitos e prestadores de serviços para que todos possam entender quem somos, o que fazemos e qual é o nosso papel enquanto agência”, revelou.
No painel, ele também chamou a atenção para algumas questões, como a necessidade de mobilização socioambiental, o entendimento sobre precificação na área (não se faz saneamento sem caixa) e a legalidade das normas. “Buscamos levar o nosso melhor por meio do nosso trabalho, que é feito na forma de cooperação e de parcerias, para que a informação chegue a todos no tempo certo, de maneira clara e efetiva”, resumiu o diretor-geral.
Também participaram do evento a diretora administrativa e financeira, Franciele Grings; o assessor jurídico Vanir de Mattos e o agente administrativo Vinicius Niary.