Equipe da ANA debate contabilidade regulatória com representantes do Serviço de Água e Esgotos de São Leopoldo

O roteiro de visitações da equipe da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) ao Rio Grande do Sul encerrou-se na manhã desta quarta-feira (24), após a reunião com os profissionais do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae), para tratar de contabilidade regulatória praticada pela autarquia. “Buscamos mostrar o que há de melhor, em referências contábeis e administrativas, tanto de autarquias quanto de concessionárias de serviços de água e de esgoto”, disse o diretor geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez. O órgão foi o responsável pelas atividades dos representantes da ANA no Estado.

Para o coordenador de Contabilidade Regulatória da ANA, Diogo Lopes, o desafio do setor é ter informações padronizadas para atender às normas contábeis. “Precisamos pensar em soluções para chegar a um ponto comum em que teremos capacidade de comparabilidade e de analisar o desempenho dos prestadores nacionais dos serviços de água e de esgoto para a formação de tarifas”, justificou Lopes. Ele afirmou também que, neste momento, a ANA está na fase de diagnóstico, verificando como as informações são apresentadas pelas autarquias e concessionárias para encontrar alternativas.

Também participaram do encontro a procuradora-geral do Semae, Viviane Cavalli, os contadores Luciano Pires Nunes e Valter Souza Filho, e o diretor financeiro Pedro Dietrich. Da ANA, estiveram o superintendente adjunto de Regulação de Saneamento Básico, Alexandre Anderáos; o coordenador de Governança das Entidades Reguladoras Substituto, Helber Viana; o especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Maurício Monteiro; e o coordenador de Regulação Tarifária, Renê Gontijo. Por parte da Agesan-RS, compareceram o diretor de Normatização, Vagner Mâncio; a diretora de Regulação, Emanuele Manke; a coordenadora de Normatização, Valéria Vaz; e o coordenador de Fiscalização, Daniel Luz dos Santos.