ANA e Agesan-RS conhecem trabalho de manejo de redes pluviais de Caxias

Drenagem urbana foi o tema em discussão, na manhã do dia 23 de abril, da reunião entre a Agesan-RS, os técnicos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a equipe do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul (Samae). Durante o encontro, foram apresentados projetos e obras do Departamento de Manejo de Águas Pluviais (Dmap) da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) do município serrano, sobre os quais os profissionais das agências puderam obter informações com relação à infraestrutura, redes, cobrança de taxas e tarifas e regulação das atividades.

O diretor do Dmap, engenheiro José Carlos da Rosa Junior, detalhou como funciona o órgão, que atua na elaboração de estudos, projetos, orçamentos e fiscalização de obras e serviços para atender às reivindicações da população. “Atualmente, temos um total de 90 demandas de projetos, dos quais 68 já estão em andamento, incluindo estudo, vistoria e levantamento”, revelou o diretor.

Rosa Junior complementou que é de responsabilidade do Dmap a aprovação de projetos de drenagem de loteamentos novos ou em fase de regularização, tanques de detenção individuais, drenagem de pista, bem como o cadastro das redes pluviais. O titular da Smosp, Norberto Soletti, também participou da apresentação.

Na parte da tarde, o grupo visitou instalações operacionais do Samae, como a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tega, a maior da cidade, e o Reservatório de Detenção Ricieri Picoli, popularmente conhecido como “piscinão”. A Agesan-RS é uma das únicas agências reguladoras de drenagem do país, sendo responsável pela regulação deste serviço em Caxias do Sul, município que se transformará em referência em drenagem urbana e manejos de águas pluviais.