Agesan-RS teve semana intensa de fiscalizações de serviços de água, esgoto e manejo de resíduos

Na última semana, a Agesan-RS realizou duas fiscalizações no sistema de abastecimento de água e esgoto sanitário operado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Em 19 de março, ocorreu a primeira fiscalização regular em Chuvisca. Nos dias 21 e 22 de março, foi a vez de Taquara.

Nos locais, a equipe do órgão regulador verificou as condições das estações de tratamento de água, laboratórios, captações, áreas de armazenamento de produtos químicos, estações elevatórias de água, reservatórios, entre outros serviços prestados pela Corsan.

O sistema de manejo de resíduos sólidos também foi fiscalizado pela agência, no mesmo período, em diversos municípios da Serra gaúcha. Em 19 de março, aconteceu a primeira fiscalização nas cidades de Coronel Pilar e Santa Tereza.

Na sequência, o trabalho foi realizado nas estruturas de Cotiporã, em 20 de março. No dia seguinte, a iniciativa ocorreu em Fagundes Varela e Nova Araçá; encerrando-se nos municípios de Paraí e Nova Bassano, em 22 de março.

A ação da equipe técnica envolveu a verificação dos sistemas de coleta de resíduos sólidos orgânicos e recicláveis, dos caminhões utilizados para o transporte dos resíduos, da área de transbordo e dos locais de armazenamento de resíduos de poda, das áreas de manejo de resíduos da saúde. Participaram das atividades os agentes de fiscalização Emanuel Fusinato e Julia Illi.